VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Natal/RN, 17 a 19 de setembro de 2014
O VI Seminário
Nacional, subordinado ao tema: Educação
Inclusiva: Pesquisa, Formação e Práticas visa enriquecer o conhecimento
científico sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais,
contribuir para o aprofundamento e reflexão de novos modos de construir,
apropriar e difundir os conhecimentos gerados por experiências e pesquisas na
área.
Comissão
Organizadora
- Profª. Dra. Débora Regina de Paula Nunes
(UFRN)
- Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de
Melo (UFRN)
- ProfaDraFrancileide Batista de Almeida Vieira
(UERN)
- Profª. Dra. Gláucia do Nascimento da Luz Pires
(UFRN)
- Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (UFRN)
- Prof. Dr. José Pires (UFRN)
- Profª. Dra. Lúcia de Araújo Ramos Martins
(UFRN)
- Profª. Dra. Luzia Guacira dos Santos Silva
(UFRN)
- Profª. Dra. Rita de Cássia Barbosa de Paiva
Magalhães (UFRN)
Atividades
Estão previstas, durante
o período do seminário, diversas atividades:
- conferências;
- mesas redondas;
- sessões de comunicação oral;
- sessões de pôsteres;
- oficinas;
- lançamento de livros.
Mesas Redondas
- Pesquisa e Educação Inclusiva;
- Estigma e Preconceito;
- AEE – da Educação Básica ao Ensino Superior;
- Tecnologia Assistiva;
- Formação Inicial e Continuada na perspectiva
da Educação Inclusiva;
- Superdotação;
- Arte e formação de professores na Educação
Especial;
- Avaliação.
Inscrições
·
A inscrição deverá ser feita pelo
site do evento ou em nossa base de pesquisa (Centro de Educação – UFRN, sala
17). A ficha de inscrição deverá ser preenchida de maneira clara e enviada para
o e-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
(certifique-se de que os dados estão corretamente preenchidos, pois através
deles é que manteremos contato).
·
Lembrando que estudantes e sócios da
ABPEE devem trazer consigo no ato da inscrição ou enviar previamente por
e-mail, o comprovante de matrícula (exs.: cópia da carteira de
estudante; comprovante de matrícula na graduação ou pós-graduação), e os
professores do Sistema de ensino estadual e municipal devem apresentar, também
escaneado, um comprovante de atuação, junto com a ficha de
inscrição.
As
vagas são limitadas.
Período para pagamento da inscrição
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Alunos de Graduação e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental
e Médio
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Alunos de Pós- graduação e sócios da ABPEE
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Profissionais em geral
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23/04 a 15/06
(com envio de trabalho para quem o desejar)
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R$ 60,00
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R$ 100,00
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R$ 130,00
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16/06 a 26/07
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R$ 70,00
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R$ 130,00
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R$ 150,00
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26/07 a 17/09
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R$ 80,00
|
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R$ 150,00
|
R$ 170,00
|
CONTATOS:
E-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Telefone: 3342-2270 – Ramal 243
E-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Telefone: 3342-2270 – Ramal 243
Envio de
Trabalhos
As propostas de textos
completos e resumos (para as comunicações orais) e de resumos expandidos (para
os pôsteres) deverão ser enviados até, no máximo, 15 de junho de 2014 para
a Comissão Organizadora do VI Seminário, acompanhadas da ficha de inscrição (em
anexo) preenchida e do comprovante de pagamento da inscrição escaneado,
devidamente identificada, através do seguinte endereço eletrônico: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Normas para envio de trabalhos
Informações
Gerais
Durante o seminário
podem ser apresentados relatos de pesquisa e de experiências profissionais. Os
trabalhos podem ser inscritos para a apresentação em sessão de comunicação oral
e em sessão de pôsteres. Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição,
desde que em categorias diferentes (comunicação oral, pôster). TODOS OS AUTORES
DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO. Para a inscrição, os trabalhos devem ser
elaborados de conformidade com as instruções a seguir.
·
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.
·
Arte-educação e Educação Especial.
·
Atendimento Educacional Especializado.
·
Educação de pessoas com Deficiência Física.
·
Educação de pessoas com Deficiência Intelectual.
·
Educação de pessoas com Deficiência Visual.
·
Educação de pessoas com Múltipla Deficiência.
·
Educação de pessoas com Superdotação/Altas habilidades.
·
Educação de pessoas com Surdez/ Deficiência
auditiva.
·
Educação de Pessoas com Transtornos Globais do
Desenvolvimento.
·
Educação de Pessoas com Autismo.
·
Educação Física e esportes adaptados.
·
Família, Educação e Inclusão social de pessoas com necessidades
especiais.
·
Formação de professores numa perspectiva inclusiva.
·
Inclusão: da Educação Infantil ao Ensino Superior.
·
Intervenção precoce com crianças com necessidades
especiais.
·
Pesquisa e produção do conhecimento científico em
Educação Especial.
·
Políticas educacionais para pessoas em situação de
deficiência.
Comunicação
Oral
Serão aceitos, para
esta modalidade, relatos de pesquisas ou experiências educacionais concluídas,
com resumo e textos completos e, no máximo, 3 (três) autores. O trabalho
completo deverá obedecer as seguintes especificações:
- ser editado em Word for Windows, em fonte
Arial 12, com alinhamento justificado, espaço 1,5 e com parágrafo de 1
centímetros;
- ter margens esquerda e superior contendo 3
centímetros e as margens direita e inferior, 2 centímetros;
- o título do trabalho deverá estar registrado
em letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada;
- na linha seguinte ao título situar o(s)
nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido(s) da -instituição a que
pertence(m), unidade da Federação, com alinhamento à direita. Se o
trabalho for de autoria múltipla (dois ou três autores), deve ser
sublinhado o nome do apresentador. O e-mail de cada autor deverá constar
como nota de rodapé, assim como a agência financiadora (se for o caso);
- o trabalho deverá conter um resumo com a
seguinte formatação: 200 a 250 palavras; espaço simples, num único
parágrafo, contendo: síntese do objeto, metodologia, resultados e
conclusões; 3 (três) palavras-chave;
- colocar, no texto completo, uma breve introdução
com a explicitação do problema; detalhar os objetivos da pesquisa ou
experiência educacional, local e período de realização, metodologia
utilizada, resultados, conclusões, referências detalhadas segundo as
normas atuais da ABNT (apenas relativas às obras citadas no decorrer do
texto); ter entre 8 e 12 páginas, incluindo as referências; as notas devem
ser numeradas sequencialmente e apresentadas no rodapé;
- situar, ao final, após o espaço de 1 linha, o
eixo temático a que se relaciona o trabalho.
OBS: Textos devem obedecer ao rigor gramatical. É
imprescindível, portanto, que sejam submetidos a uma revisão no tocante à
correção da linguagem escrita, antes do envio.
Todos os autores
deverão estar inscritos no evento e encaminhar cópia do comprovante de
pagamento de inscrição.
Pôster
Serão aceitos para
esta modalidade relatos de pesquisas e de experiências educacionais inclusivas
concluídas ou em andamento, com no máximo 3 (três) autores, em forma de resumo
expandido, que deverá seguir as especificações:
- título do trabalho deverá estar registrado em
letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada, e, na linha
seguinte, deverá(ão) ser situado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s)
autor(es), seguido da Instituição a que pertence(m), a unidade federada, e
do e-mail, com alinhamento à direita;
- o e-mail de cada autor deverá constar como
nota de rodapé, assim como a agência financiadora (se for o caso);
- se o trabalho for de autoria múltipla (ou
seja, de dois ou três autores), deve ser sublinhado o nome do
apresentador;
- após espaço de 1 linha, situar o resumo
expandido (num único parágrafo), contendo a descrição dos objetivos,
metodologia, resultados;
- colocar, ao final, após o espaço de 1 linha, o
eixo temático a que se relaciona o trabalho.
- no total, o texto do resumo deverá conter no
mínimo 5.000 e no máximo 8.000 caracteres com espaço, tamanho A 4, e ser
editado em Word for Windows, em fonte Arial 12, justificado, espaço 1,5.
Situar, ao final, 3 (três) palavras-chave. Não inserir referências.
OBS: Textos devem obedecer ao rigor gramatical. É
imprescindível, portanto, que sejam submetidos a uma revisão no tocante à
correção da linguagem escrita, antes do envio.
Todos os autores
deverão estar inscritos no evento e encaminhar cópia do comprovante de
pagamento de inscrição.
NORMAS DE
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO – COMUNICAÇÃO ORAL
- As Comunicações Orais, que forem aprovadas
pela Comissão Científica serão divulgadas através dos meios de comunicação
do evento a partir do dia 15 de agosto de 2014.
- O(s) autor(es) deverão chegar às salas
destinadas às comunicações (ver local previsto na programação que vai
estar na BOLSA DO EVENTO), apresentando-se ao professor que vai coordenar
a Sessão.
- Estará disponível, em cada sala, data show para
as apresentações.
- Para a apresentação de cada trabalho serão
destinados 15 minutos.
- Prevê-se um momento, após a apresentação de 3
trabalhos, para discussão dos aspectos focalizados entre os expositores e
o grupo presente, para questionamentos e respostas. A seguir, dar-se-á
continuidade às apresentações, havendo ao final, outro momento para
discussão.
- Cada trabalho a ser apresentado deverá
contemplar os seguintes tópicos:
- Título do trabalho;
- Nome(s) do(s) autor(es) e instituição;
- Introdução;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados Obtidos;
- Considerações finais;
- Referências.
- Os certificados serão entregues ao final da
Sessão de Comunicação, no local das apresentações, ao(s) autor(es)
presente(s). Haverá um certificado para cada trabalho, envolvendo todos os
autores.
- O trabalho só poderá ser apresentado pelo(s)
autor(es).
NORMAS DE
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO – PÔSTER
- Os pôsteres que forem aprovados pela Comissão
Científica serão divulgadas através dos meios de comunicação do evento a
partir do dia 15 de agosto de 2014.
- O(s) autor(es) deverão chegar ao local
destinado aos pôsteres (ver local previsto na programação que vai estar na
pasta do evento), apresentando-se ao professor.
- A confecção do pôster deve ser feita somente
após o envio da comunicação de aceite do trabalho pela Comissão
Organizadora.
- O pôster deverá contemplar os seguintes
tópicos:
- Símbolo e nome da instituição (parte superior
do pôster);
- Título do trabalho; nome dos autores (por
extenso);
- Introdução;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados Obtidos;
- Considerações finais;
- Principais Referências.
- Tamanho do pôster: largura – 90 cm; altura –
120 cm.
- O texto do pôster deve ser legível a uma
distância de, pelo menos, 2 m.
- Organizar as informações de modo que as idéias
centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os
recursos disponíveis de forma que o pôster possa despertar o interesse do
público.
- Utilizar uma proporção menor de texto e maior
de figuras, tabelas, gráficos ou esquemas possíveis.
A fixação dos pôsteres no local de exposição e sua
remoção é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Estes
deverão estar no local da apresentação a partir do horário e data informado
(ainda a ser definido).
9.
Os certificados serão entregues no
local das apresentações ao(s) autor(es) presentes.
- É obrigatório que:
- Pelo menos um dos autores do trabalho
permaneça junto ao pôster durante todo o tempo da sessão, para explicitar
os resultados do seu estudo aos interessados. É proibida a apresentação
por pessoas que não estejam entre os autores do trabalho.
- O título do trabalho no pôster seja idêntico
ao título do resumo submetido ao evento.
Contatos
E-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Telefone: (084)3342-2270 – Ramal 243
Telefone: (084)3342-2270 – Ramal 243
Sala 17, 3º piso, Centro de Educação
- UFRN
Atendimento de segunda a sexta, das
8h30min às 12hrs e segunda e sexta,
das 13 às 17hrs.
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