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27 de maio de 2014

EVENTO: VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Natal/RN, 17 a 19 de setembro de 2014

O VI Seminário Nacional, subordinado ao tema: Educação Inclusiva: Pesquisa, Formação e Práticas visa enriquecer o conhecimento científico sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, contribuir para o aprofundamento e reflexão de novos modos de construir, apropriar e difundir os conhecimentos gerados por experiências e pesquisas na área.

Comissão Organizadora

  • Profª. Dra. Débora Regina de Paula Nunes (UFRN)
  • Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (UFRN)
  • ProfaDraFrancileide Batista de Almeida Vieira (UERN)
  • Profª. Dra. Gláucia do Nascimento da Luz Pires (UFRN)
  • Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (UFRN)
  • Prof. Dr. José Pires (UFRN)
  • Profª. Dra. Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)
  • Profª. Dra. Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN)
  • Profª. Dra. Rita de Cássia Barbosa de Paiva Magalhães (UFRN)

Atividades

Estão previstas, durante o período do seminário, diversas atividades:
  • conferências;
  • mesas redondas;
  • sessões de comunicação oral;
  • sessões de pôsteres;
  • oficinas;
  • lançamento de livros.
 Mesas Redondas

  • Pesquisa e Educação Inclusiva;
  • Estigma e Preconceito;
  • AEE – da Educação Básica ao Ensino Superior;
  • Tecnologia Assistiva;
  • Formação Inicial e Continuada na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Superdotação;
  • Arte e formação de professores na Educação Especial;
  • Avaliação.
Inscrições

·         A inscrição deverá ser feita pelo site do evento ou em nossa base de pesquisa (Centro de Educação – UFRN, sala 17). A ficha de inscrição deverá ser preenchida de maneira clara e enviada para o e-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com (certifique-se de que os dados estão corretamente preenchidos, pois através deles é que manteremos contato).
·         Lembrando que estudantes e sócios da ABPEE devem trazer consigo no ato da inscrição ou enviar previamente por e-mail, o comprovante de matrícula (exs.: cópia da carteira de estudante; comprovante de matrícula na graduação ou pós-graduação), e os professores do Sistema de ensino estadual e municipal devem apresentar, também escaneado, um comprovante de atuação, junto com a ficha de inscrição.
As vagas são limitadas.

Período para pagamento da inscrição
Alunos de Graduação e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio

Alunos de Pós- graduação e sócios da ABPEE
Profissionais em geral
23/04 a 15/06
(com envio de trabalho para quem o desejar)
R$ 60,00

R$ 100,00
R$ 130,00
16/06 a 26/07
R$ 70,00

R$ 130,00
R$ 150,00
26/07 a 17/09
R$ 80,00

R$ 150,00
R$ 170,00

CONTATOS:
E-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Telefone: 3342-2270 – Ramal 243 

Envio de Trabalhos

As propostas de textos completos e resumos (para as comunicações orais) e de resumos expandidos (para os pôsteres) deverão ser enviados até, no máximo, 15 de junho de 2014 para a Comissão Organizadora do VI Seminário, acompanhadas da ficha de inscrição (em anexo) preenchida e do comprovante de pagamento da inscrição escaneado, devidamente identificada, através do seguinte endereço eletrônico: seminarioinclusao2014@hotmail.com


Normas para envio de trabalhos
Informações Gerais

Durante o seminário podem ser apresentados relatos de pesquisa e de experiências profissionais. Os trabalhos podem ser inscritos para a apresentação em sessão de comunicação oral e em sessão de pôsteres. Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, desde que em categorias diferentes (comunicação oral, pôster). TODOS OS AUTORES DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO. Para a inscrição, os trabalhos devem ser elaborados de conformidade com as instruções a seguir.

·         Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.
·         Arte-educação e Educação Especial.
·         Atendimento Educacional Especializado.
·         Educação de pessoas com Deficiência Física.
·         Educação de pessoas com Deficiência Intelectual.
·         Educação de pessoas com Deficiência Visual.
·         Educação de pessoas com Múltipla Deficiência.
·         Educação de pessoas com Superdotação/Altas habilidades.
·         Educação de pessoas com Surdez/ Deficiência auditiva.
·         Educação de Pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento.
·         Educação de Pessoas com Autismo.
·         Educação Física e esportes adaptados.
·         Família, Educação e Inclusão social de pessoas com necessidades especiais.
·         Formação de professores numa perspectiva inclusiva.
·         Inclusão: da Educação Infantil ao Ensino Superior.
·         Intervenção precoce com crianças com necessidades especiais.
·         Pesquisa e produção do conhecimento científico em Educação Especial.
·         Políticas educacionais para pessoas em situação de deficiência.

Comunicação Oral

Serão aceitos, para esta modalidade, relatos de pesquisas ou experiências educacionais concluídas, com resumo e textos completos e, no máximo, 3 (três) autores. O trabalho completo deverá obedecer as seguintes especificações:
  • ser editado em Word for Windows, em fonte Arial 12, com alinhamento justificado, espaço 1,5 e com parágrafo de 1 centímetros;
  • ter margens esquerda e superior contendo 3 centímetros e as margens direita e inferior, 2 centímetros;
  • o título do trabalho deverá estar registrado em letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada;
  • na linha seguinte ao título situar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido(s) da -instituição a que pertence(m), unidade da Federação, com alinhamento à direita. Se o trabalho for de autoria múltipla (dois ou três autores), deve ser sublinhado o nome do apresentador. O e-mail de cada autor deverá constar como nota de rodapé, assim como a agência financiadora (se for o caso);
  • o trabalho deverá conter um resumo com a seguinte formatação: 200 a 250 palavras; espaço simples, num único parágrafo, contendo: síntese do objeto, metodologia, resultados e conclusões; 3 (três) palavras-chave;
  • colocar, no texto completo, uma breve introdução com a explicitação do problema; detalhar os objetivos da pesquisa ou experiência educacional, local e período de realização, metodologia utilizada, resultados, conclusões, referências detalhadas segundo as normas atuais da ABNT (apenas relativas às obras citadas no decorrer do texto); ter entre 8 e 12 páginas, incluindo as referências; as notas devem ser numeradas sequencialmente e apresentadas no rodapé;
  • situar, ao final, após o espaço de 1 linha, o eixo temático a que se relaciona o trabalho.
 OBS: Textos devem obedecer ao rigor gramatical. É imprescindível, portanto, que sejam submetidos a uma revisão no tocante à correção da linguagem escrita, antes do envio.
Todos os autores deverão estar inscritos no evento e encaminhar cópia do comprovante de pagamento de inscrição.

Pôster

Serão aceitos para esta modalidade relatos de pesquisas e de experiências educacionais inclusivas concluídas ou em andamento, com no máximo 3 (três) autores, em forma de resumo expandido, que deverá seguir as especificações:
  • título do trabalho deverá estar registrado em letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada, e, na linha seguinte, deverá(ão) ser situado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido da Instituição a que pertence(m), a unidade federada, e do e-mail, com alinhamento à direita;
  • o e-mail de cada autor deverá constar como nota de rodapé, assim como a agência financiadora (se for o caso);
  • se o trabalho for de autoria múltipla (ou seja, de dois ou três autores), deve ser sublinhado o nome do apresentador;
  • após espaço de 1 linha, situar o resumo expandido (num único parágrafo), contendo a descrição dos objetivos, metodologia, resultados;
  • colocar, ao final, após o espaço de 1 linha, o eixo temático a que se relaciona o trabalho.
  • no total, o texto do resumo deverá conter no mínimo 5.000 e no máximo 8.000 caracteres com espaço, tamanho A 4, e ser editado em Word for Windows, em fonte Arial 12, justificado, espaço 1,5. Situar, ao final, 3 (três) palavras-chave. Não inserir referências.
  •  
OBS: Textos devem obedecer ao rigor gramatical. É imprescindível, portanto, que sejam submetidos a uma revisão no tocante à correção da linguagem escrita, antes do envio.
Todos os autores deverão estar inscritos no evento e encaminhar cópia do comprovante de pagamento de inscrição.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO – COMUNICAÇÃO ORAL

  1. As Comunicações Orais, que forem aprovadas pela Comissão Científica serão divulgadas através dos meios de comunicação do evento a partir do dia 15 de agosto de 2014.
  2. O(s) autor(es) deverão chegar às salas destinadas às comunicações (ver local previsto na programação que vai estar na BOLSA DO EVENTO), apresentando-se ao professor que vai coordenar a Sessão.
  3. Estará disponível, em cada sala, data show para as apresentações.
  4. Para a apresentação de cada trabalho serão destinados 15 minutos.
  5. Prevê-se um momento, após a apresentação de 3 trabalhos, para discussão dos aspectos focalizados entre os expositores e o grupo presente, para questionamentos e respostas. A seguir, dar-se-á continuidade às apresentações, havendo ao final, outro momento para discussão.
  6. Cada trabalho a ser apresentado deverá contemplar os seguintes tópicos:
    • Título do trabalho;
    • Nome(s) do(s) autor(es) e instituição;
    • Introdução;
    • Objetivos;
    • Metodologia;
    • Resultados Obtidos;
    • Considerações finais;
    • Referências.
  7. Os certificados serão entregues ao final da Sessão de Comunicação, no local das apresentações, ao(s) autor(es) presente(s). Haverá um certificado para cada trabalho, envolvendo todos os autores.
  8. O trabalho só poderá ser apresentado pelo(s) autor(es).

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO – PÔSTER

  1. Os pôsteres que forem aprovados pela Comissão Científica serão divulgadas através dos meios de comunicação do evento a partir do dia 15 de agosto de 2014.
  2. O(s) autor(es) deverão chegar ao local destinado aos pôsteres (ver local previsto na programação que vai estar na pasta do evento), apresentando-se ao professor.
  3. A confecção do pôster deve ser feita somente após o envio da comunicação de aceite do trabalho pela Comissão Organizadora.
  4. O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos:
    • Símbolo e nome da instituição (parte superior do pôster);
    • Título do trabalho; nome dos autores (por extenso);
    • Introdução;
    • Objetivos;
    • Metodologia;
    • Resultados Obtidos;
    • Considerações finais;
    • Principais Referências.
  5. Tamanho do pôster: largura – 90 cm; altura – 120 cm.
  6. O texto do pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 m.
  7. Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis de forma que o pôster possa despertar o interesse do público.
  8. Utilizar uma proporção menor de texto e maior de figuras, tabelas, gráficos ou esquemas possíveis.
A fixação dos pôsteres no local de exposição e sua remoção é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Estes deverão estar no local da apresentação a partir do horário e data informado (ainda a ser definido).
9.   Os certificados serão entregues no local das apresentações ao(s) autor(es) presentes.
  1. É obrigatório que:
    • Pelo menos um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster durante todo o tempo da sessão, para explicitar os resultados do seu estudo aos interessados. É proibida a apresentação por pessoas que não estejam entre os autores do trabalho.
    • O título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento.

Contatos
E-mail: seminarioinclusao2014@hotmail.com
Telefone: (084)3342-2270 – Ramal 243
Sala 17, 3º piso, Centro de Educação - UFRN
Atendimento de segunda a sexta, das 8h30min às 12hrs e segunda e sexta, das 13 às 17hrs.

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