ARQUIVO DO BLOG

9 de outubro de 2012

V Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR e I Seminário Estadual de Altas Habilidades/Superdotação

Data: 26 e 27/11/2012


Local de Realização: Anfi100 – Setor de Educação da UFPR


Carga Horária: 12 horas.

 

Objetivo:

Discutir sobre os processos de inclusão e permanência educacional do aluno com altas habilidades/superdotação, oferecer subsídios teórico-práticos sobre o atendimento deste alunado à comunidade universitária e aos professores da educação básica. 

Programação


26/11/2012

  •                14h00min: Credenciamento.
  •                14h30min: Abertura do evento.
  •                15h00min às 17h00min: Conferência de Abertura – Profª. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou (UFF) – Políticas Públicas para Altas Habilidades/Superdotação no Brasil.
  •                17h15min às 18h00min: (atividade a confirmar)

27/11/2012

  •                09h00min às 11h00min: Palestra – Profª. Dra. Angela Magda Rodrigues Virgolim (UNB) – Enriquecimento Curricular para Altas Habilidades/Superdotação.
  •                11h15min às 12h00min: Sessão de Pôsteres.
  •                12h00min às 13h30min: Intervalo para Almoço.
 
  •                14h00min às 16h00min: Palestra – Profª. Ms. Vera Lúcia Palmeira Pereira (SEDF) – Papel da Escola frente ao Enriquecimento Curricular.
  •        16h15min às 17h00min Sessão de Pôsteres


Palestrantes:


Cristina Maria Carvalho Delou: Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela PUC/RJ, Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UFRJ, e Doutora em Educação pela PUC/SP. É Professora Associada III, da Faculdade de Educação da UFF. É membro colaborador no Programa de Pós-Graduação Biologia das Interações (UFF), no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ) e no Programa de Pós-Graduação em Música (UNIRIO). Criou e coordena o curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Especial e Inclusiva. Coordena o Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD).. É autora de artigos e capítulos de livros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis e inclusão. Atual Presidente do ConBraSD.

Angela Magda Rodrigues Vigolim: Possui graduação em Psicologia pela UNB, mestrado em Psicologia pela UNB e doutorado em Educational Psychology pela University of Connecticut, EUA. É professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Educação do Superdotado. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, criatividade e superdotação; estimulação e treinamento da criatividade; e treinamento de professores e psicólogos para o desenvolvimento do talento e do potencial criador.

Vera Lúcia Palmeira Pereira: Pedagoga pelo Centro Universitário de Brasília,. Especialista em Psicopedagogia pela UCB e Educação de Bem-Dotados e Talentosos pela UFLA, Mestre em Educação pela UCB. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal com atuação no Programa de Atendimento a Alunos Superdotados / Salas de Recursos desde 1989. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: superdotação, educação especial, programas de atendimentos educacionais, adaptação curricular; educação inclusiva e avaliação de necessidades especiais - altas habilidades / superdotação.

Informações e Inscrições


Informações: CEPIGRAD/ Napne ou pelo endereço eletrônico eventosnapne@gmail.com

Inscrições somente pelo endereço eletrônico: V Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR e I Seminário Estadual de Altas Habilidades/Superdotação

Vagas limitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário