ARQUIVO DO BLOG

30 de outubro de 2013

I Seminário de Acessibilidade no Ensino Superior - 21/10/2013

O segundo dia do I Seminário de Acessibilidade no Ensino Superior ocorreu neste último dia 21/10, na UFPR. O objetivo principal deste Seminário, dividido em três dias distintos, é propiciar aos potenciais futuros alunos da UFPR esclarecimentos com relação ao vestibular da instituição. Os direitos e deveres dos candidatos também fazem parte dos objetivos do seminário.










A primeira fala do dia 21/10 coube ao professor de Libras, Danilo Silva, e também à intérprete de Libras, Marília Pessanha - ambos da UFPR. A composição da prova do vestibular foi mostrada por meio de provas dos anos anteriores, esclarecendo-se, assim, dúvidas pontuais e gerais. A participação e interação intensa dos candidatos, principalmente surdos, foi de suma importância para os encaminhamentos propostos.


A presença do TILS (Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais) durante as provas foi abordada por duas profissionais da área na UFPR, Jaqueline Stein e Wanessa Germaine. Ressaltaram em suas falas que, embora haja TILS em sala de prova para esclarecimento de alguns termos e para ajuda na compreensão da prova, a responsabilidade de apropriação de conhecimento prévio para a realização da mesma é dos candidatos.



Haverá ainda no dia 04/11/2013 o terceiro encontro do Seminário, às 13h30min no prédio histórico - Praça Santos Andrade, sala 206. Neste dia a professora Sueli Fernandes falará sobre a redação, segunda prova comum para todos os candidatos. Os professores Bruno Ernsen e Jefferson Diego de Jesus pontuarão sobre a organização dos cursos de interesse dos candidatos e sobre os direitos e deveres dos alunos de ensino superior, respectivamente.

A organização geral do seminário é da professora Sueli Fernandes e Anne Goyos (orientanda da professora Sueli no programa PDE). 

Confira mais algumas fotos do dia 21/10/2013:



























--
Matéria: Anderson Spier Gomes (TILS - NAPNE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário