ARQUIVO DO BLOG

7 de outubro de 2013

I Seminário de Acessibilidade no Ensino Superior

O principal objetivo do I Seminário de Acessibilidade no Ensino Superior é esclarecer aos candidatos com atendimento especial quais os seus deveres e direitos no vestibular da UFPR. A primeira parte do seminário aconteceu neste dia 07 de outubro de 2013, às 9h no prédio da praça Santos Andrade (UFPR).

A discussão de hoje abordou as regulamentações previstas às pessoas com deficiência, em específico, aos surdos e deficientes auditivos. Foi debatido, também, sobre a banca de verificação, necessária aos candidatos que pedem as vagas suplementares para o acesso aos cursos da instituição. A participação dos candidatos e futuros candidatos foi muito importante, pois puderam esclarecer várias dúvidas diretamente com a professora Sueli Fernandes (responsável pela área da surdez no NAPNE) e com a professora Rosangela Seguer (organizadora da acessibilidade nos processos seletivos da UFPR). 


Além do dia de hoje, o seminário ocorrerá nos dias 21/10 e 04/11. No dia 21/10, às 13h30min sala 206 do prédio da praça Santos Andrade,  teremos a explicação de como a prova do vestibular é elaborada, com exemplos de provas de anos anteriores. Também os TILS (Tradutores/Intérpretes de Libras) da UFPR explicarão como é o posicionamento dos intérpretes durante a realização das provas. No dia 04/11, já depois da primeira fase do vestibular, o foco será a redação: como ela pode ser feita e quais os apoios prestados nas salas especiais. 

A organização geral do seminário é da professora Sueli Fernandes e Anne Goyos (orientanda da professora Sueli no programa PDE). 

Qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco do NAPNE. Se tiver interesse em participar, ou conhece alguém que vai prestar este vestibular, convide-o também! 


Confira outras fotos do evento de hoje:




--
Matéria: Anderson Spier Gomes (TILS-NAPNE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário