ARQUIVO DO BLOG

9 de outubro de 2013

Evento: Dia do Surdo

O evento em comemoração ao Dia do Surdo ocorreu na UFPR, 26/09/2013. O mês de setembro é muito importante para toda a comunidade surda, marcado por mobilizações nacionais e, em especial, o dia 26 de setembro é especial por ter sido o dia de fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 




O evento, organizado pela professora Sueli Fernandes em conjunto com a equipe do NAPNE, foi realizado na Reitoria da instituição, contando com várias palestras. A primeira foi da professora de Libras e psicóloga Rita Maestri, explanando sobre as questões de cultura e identidade surdas, seguido de um breve histórico da educação de surdos no decorrer da história.




Em seguida a fala foi do professor e esportista Luciano Canesso Dyniewicz. As ligas e organizações de surdos no esporte regional, nacional e internacional fizeram parte da sua fala.




Por fim, a professora de Libras e também poetisa Rosani Suzin dos Santos trouxe contribuições para a discussão da comunidade surdo-cega no Brasil e no mundo. Uma luta que no nosso país ainda está engatinhando, com a falta de trabalho com guias-intérpretes e falta de regulamentação das diretrizes de ensino para essa população.





Houve também entretenimento com contação de piadas, pelo professor da UFPR Jefferson Diego Jesus e poema realizado pela Rosani Suzin. O professor de Libras da UFPR, Bruno Ernsen trouxe obras artísticas da comunidade surda.






Confira outras fotos do evento:















Crédito das fotos: Philippe Corrales.

--
Matéria: Anderson Spier Gomes (TILS - NAPNE)

Um comentário: