O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) da UFPR esteve presente nas reuniões do Conferência Nacional de Educação (CONAE) em etapa estadual, que ocorreu dos dias 24 a 26 de setembro de 2013. Várias autoridades compuseram a mesa de abertura, além de representantes dos mais diversos grupos sociais.
Equipe NAPNE-UFPR com o reitor da da instituição Aldemar, Wanessa, Prof. Zaki Akel Sobrinho, Marília, Anderson, Prof. Sueli Fernandes, Jaqueline (da esquerda para a direita) |
Da etapa municipal e regional, tivemos três delegados surdos: Jefferson Diego, Heloir Montanher e Irene Stock (foto). A participação dos surdos enquanto delegados foi de fundamental importância, tendo em vista que os três conferencistas possuem grande experiência na educação de surdos.
Prof. Jefferson, Profa. Irene e Prof. Heloir (da esquerda para a direita) |
As principais propostas consistiram em garantir que o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) preveja a implementação de escolas bilíngues para crianças surdas, em que a Libras seja garantida como primeira língua e língua de instrução. O ensino de Língua Portuguesa entra enquanto segunda língua, para que os surdos tenham acesso pleno às divulgações, notícias, informações veiculadas no Brasil, e, assim, exercendo a cidadania plenamente como qualquer outro brasileiro.
Todas essas propostas feitas na conferência foram aceitas pelos presentes. Agora, falta apenas a etapa nacional que ocorrerá em Brasília no próximo ano, 2014.
Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu no último dia, dia 26. Coincidiu que o último dia do CONAE ocorrer no Dia Nacional do Surdo. Todo o auditório, durante a plenária, homenageou os surdos. (foto)
Homenagem aos surdos (26/09/2013 - CONAE) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário