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25 de setembro de 2012

Mesa Redonda sobre Processo Seletivo Acessível, Legislação e Inclusão de Pessoas com Deficiência


O NAPNE do IFPR, Campus Curitiba, convida a todos para participarem da Mesa Redonda sobre Processo Seletivo Acessível, Legislação e Inclusão de Pessoas com Deficiência, que ocorrerá no dia 02 de outubro, no auditório da João Negrão, das 18h as 21h.

DATA:
02.10.12 – terça-feira
HORÁRIO:
18:00 às 21:00 horas
LOCAL:
Auditório do Instituto Federal do Paraná, Rua João Negrão, 1285 – Rebouças. Curitiba – PR.
TEMAS E EXPOSITORAS:
ACESSIBILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CONCURSO PÚBLICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | Maiara Carla Ruon
Durante muito tempo as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade sem qualquer tipo de direito, porém com o tempo, foram garantindo os direitos inerentes a qualquer pessoa, como o direito à igualdade, tratando os iguais como iguais e os diferentes como diferentes, buscando a igualdade entre todos. Baseando-se no supracitado argumento, é que existem leis que buscam a igualdade das pessoas com deficiência com aquelas sem deficiência, sendo esse o tema da palestra, principalmente no que se refere à acessibilidade dentro das instituições de ensino, seja arquitetônica, de comunicação e de informação; e no que se refere à parte profissional, principalmente quanto aos direitos da pessoa com deficiência frente ao concurso público.
PROCESSO SELETIVO ACESSÍVEL | Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
Quais as adaptações necessárias e as possíveis formas de garantir um processo seletivo que promova a igualdade de oportunidades a todos.
QUAL É O MEU PAÍS? INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS SURDAS MEDIADA POR PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO | Profa. Msc. Ana Claudia França
A autora investigou em sua pesquisa de mestrado como se desenvolve a interação social de pessoas surdas em seu cotidiano, mediada por sistemas de produtos e serviços de comunicação, identificando possíveis dificuldades / facilidades, intervenções e/ou particularidades de usos. Considera-se que as pessoas surdas, muitas vezes consideradas como pertencentes a um grupo “minoritário”, podem sentir-se incluídas ou excluídas ao terem ou não acesso a determinados artefatos e sistemas da sociedade e, apesar de inegáveis conquistas, ainda têm acesso relativamente restrito à sociedade, seja mediante a cultura material, seja pela comunicação.

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