O NAPNE do IFPR, Campus Curitiba, convida a todos para participarem da Mesa Redonda sobre Processo Seletivo Acessível, Legislação e Inclusão de Pessoas com Deficiência, que ocorrerá no dia 02 de outubro, no auditório da João Negrão, das 18h as 21h.
DATA:
02.10.12 – terça-feira
02.10.12 – terça-feira
HORÁRIO:
18:00 às 21:00 horas
18:00 às 21:00 horas
LOCAL:
Auditório do Instituto Federal do Paraná, Rua João Negrão, 1285 – Rebouças. Curitiba – PR.
Auditório do Instituto Federal do Paraná, Rua João Negrão, 1285 – Rebouças. Curitiba – PR.
Faça sua pré-inscrição aqui: http://napneifprcuritiba.wordpress.com/eventos/mesa-leis-inclusao/
TEMAS E EXPOSITORAS:
ACESSIBILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CONCURSO PÚBLICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | Maiara Carla Ruon
Durante muito tempo as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade sem qualquer tipo de direito, porém com o tempo, foram garantindo os direitos inerentes a qualquer pessoa, como o direito à igualdade, tratando os iguais como iguais e os diferentes como diferentes, buscando a igualdade entre todos. Baseando-se no supracitado argumento, é que existem leis que buscam a igualdade das pessoas com deficiência com aquelas sem deficiência, sendo esse o tema da palestra, principalmente no que se refere à acessibilidade dentro das instituições de ensino, seja arquitetônica, de comunicação e de informação; e no que se refere à parte profissional, principalmente quanto aos direitos da pessoa com deficiência frente ao concurso público.
Durante muito tempo as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade sem qualquer tipo de direito, porém com o tempo, foram garantindo os direitos inerentes a qualquer pessoa, como o direito à igualdade, tratando os iguais como iguais e os diferentes como diferentes, buscando a igualdade entre todos. Baseando-se no supracitado argumento, é que existem leis que buscam a igualdade das pessoas com deficiência com aquelas sem deficiência, sendo esse o tema da palestra, principalmente no que se refere à acessibilidade dentro das instituições de ensino, seja arquitetônica, de comunicação e de informação; e no que se refere à parte profissional, principalmente quanto aos direitos da pessoa com deficiência frente ao concurso público.
PROCESSO SELETIVO ACESSÍVEL | Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
Quais as adaptações necessárias e as possíveis formas de garantir um processo seletivo que promova a igualdade de oportunidades a todos.
Quais as adaptações necessárias e as possíveis formas de garantir um processo seletivo que promova a igualdade de oportunidades a todos.
QUAL É O MEU PAÍS? INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS SURDAS MEDIADA POR PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO | Profa. Msc. Ana Claudia França
A autora investigou em sua pesquisa de mestrado como se desenvolve a interação social de pessoas surdas em seu cotidiano, mediada por sistemas de produtos e serviços de comunicação, identificando possíveis dificuldades / facilidades, intervenções e/ou particularidades de usos. Considera-se que as pessoas surdas, muitas vezes consideradas como pertencentes a um grupo “minoritário”, podem sentir-se incluídas ou excluídas ao terem ou não acesso a determinados artefatos e sistemas da sociedade e, apesar de inegáveis conquistas, ainda têm acesso relativamente restrito à sociedade, seja mediante a cultura material, seja pela comunicação.
A autora investigou em sua pesquisa de mestrado como se desenvolve a interação social de pessoas surdas em seu cotidiano, mediada por sistemas de produtos e serviços de comunicação, identificando possíveis dificuldades / facilidades, intervenções e/ou particularidades de usos. Considera-se que as pessoas surdas, muitas vezes consideradas como pertencentes a um grupo “minoritário”, podem sentir-se incluídas ou excluídas ao terem ou não acesso a determinados artefatos e sistemas da sociedade e, apesar de inegáveis conquistas, ainda têm acesso relativamente restrito à sociedade, seja mediante a cultura material, seja pela comunicação.
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