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2 de setembro de 2012

EM TESE - SUPERDOTADOS

Na ultima quarta-feira (29/08) o programa Em Tese, transmitido pela TV UFPR, tratou sobre o assunto Superdotação, os tópicos abordados nesta entrevista foram:
  • Como é ter um filho superdotado?
  • Como as crianças que possuem altas habilidades se sentem em casa e na sala de aula?
  • Será que nossos professores estão preparados pra lidar com elas?
Para a discussão do assunto foram convidadas as professoras Gilka Borges Correa, Psicóloga Clinica e Doutora em Educação pela UFPR, e a Professora Paula Sakaguti, Mestre em Educação Pela UFPR.

Durante a entrevista a Professora Gilka fala sobre o conceito de superdotação no Brasil, o qual foi proposto em 1995, a partir das Diretrizes Gerais para o Atendimento Educacional aos Alunos Portadores de Altas Habilidades/Superdotação e Talentos, estabelecidas pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Desporto, foi proposta a seguinte definição:
 Altas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam a expressão de ‘traços consistentemente superiores’ em relação a uma média (por exemplo: idade, produção ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer. Deve-se entender por ‘traços’ as formas consistentes, ou seja, aquelas que permanecem com frequência e duração no repertório dos comportamentos da pessoa, de forma a poderem ser registradas em épocas diferentes e situações semelhantes (BRASIL, 1995, p. 13).
Sendo esta baseado no Modelo dos Três Anéis de Superdotação de Joseph S. Renzulli.
“Joseph S. Renzulli: Professor de Psicologia da Educação da Universidade de Connecticut, onde ele também atua como diretor do Centro de Pesquisa Nacional sobre superdotados e talentosos. Sua pesquisa centrou-se na identificação e desenvolvimento de criatividade e talento em pessoas jovens e em modelos organizacionais e estratégias curriculares para a melhoria da escola total. O foco de seu trabalho tem sido as aplicações das estratégias de educação de superdotados para a melhoria da aprendizagem para todos os alunos.” (Corwin).

Mais links sobre o assunto:


Um comentário:

  1. Muito legal o programa! As vezes pensamos que os superdotados não precisam de atenção. Mas ao contrário. Eles tbm precisam de acompanhamento. Parabéns pelo blog!

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